Segredos de la Salette

Aparições La Salette

No relato da mensagem de Nossa Senhora de la Salette, vimos que a Bela Senhora falou em segredo a Maximino e depois a Mélanie.

Os videntes só aceitaram revelar o segredo antes de 1858 por obediência, e com a finalidade de ser levado ao conhecimento exclusivo do Papa. Este foi o motivo da primeira redação oficial do segredo, feita por Maximino em 3 de julho de 1851, e por Mélanie três dias depois.

Sempre houve controvérsias quanto à aparição de Nossa Senhora em La Salette, especialmente com relação às partes secretas da mensagem. Em 1999 foram descobertas as cartas originais de Maximino e Mélanie dirigidas ao Papa Pio IX em 1851. As cartas mostram versões do segredo bem mais curtas do que as que se costuma divulgar. Um estudo mais aprofundado dos fatos demonstrou que Maximino e Mélanie intencionalmente revelaram seus segredos por etapas, sendo as versões posteriores extensões lógicas das precedentes.

Há pelo menos oito escritos do Segredo de La Salette (3 de Maximino e 5 de Mélanie), incluindo os originais escritos em 1851 e a versão final de 1879. Esta versão final recebeu o imprimatur do Bispo Salvatore Count Zola C.R.L., de Lecce, Itália. Esse imprimatur foi contestado posteriormente. Há também uma versão que foi perdida, escrita por Mélanie em 1861.

O segredo de Maximino – 1851

Envelope subscrito por Maximino Giraud

Maximino escreveu:

Em 19 de setembro de 1846, nós vimos uma bela Senhora. Jamais dissemos que esta senhora era a Bem-aventurada Virgem Maria mas sempre dissemos que era uma bela Senhora. Não sei se era a Bem-aventurada Virgem Maria ou outra pessoa. Quanto a mim, hoje acredito que era a Bem-aventurada Virgem Maria.

Eis o que essa Senhora me disse:

“Se meu povo continuar assim, o que vos digo chegará mais rápido; se mudar um pouco, acontecerá um pouco mais tarde.

A França corrompeu o universo e um dia será punida. A fé deixará a França: três quartos da França não mais praticarão a religião, ou quase não a praticarão; a outra parte a praticará sem realmente praticá-la. Então, depois (disso) as nações se converterão, a fé reacenderá por toda parte. Um grande país, hoje protestante, no norte da Europa, converter-se-á; pelo apoio deste país, converter-se-ão todas as outras nações do mundo.

Antes que tudo isso aconteça, haverá grandes desordens, na Igreja e por toda parte. Então, depois (disso), nosso Santo Padre o Papa será perseguido. Seu sucessor será um pontífice que ninguém esperava.

Então, depois (disso), virá grande paz, mas ela não durará. Um monstro virá perturbá-la.

Tudo o que vos digo aqui acontecerá no próximo século, o mais tardar no ano dois mil.”

Maximin Giraud
(Ela me falou para dizer isto pouco tempo antes.)
Meu Santíssimo Padre, sua bênção a uma ovelha vossa.
Grenoble, 3 de julho de 1851.

O segredo de Mélanie – 1851

Envelope subscrito por Mélanie Calvat

J.M.J.
segredo que a Bem-aventurada Virgem Maria me deu na Montanha de La Salette em 19 de setembro de 1846
Segredo.

Mélanie, eu lhe direi algo que não contarás a ninguém:

Chegou o tempo da cólera de Deus!

Se, quando disseres ao povo o que vos disse até agora, e o que ainda te pedirei para dizer, se depois disso ele não se converter (se não fizer penitência e se não deixarem de trabalhar aos domingos, e se continuar a blasfemar o Santo Nome de Deus), em outras palavras, se a face da terra não mudar, Deus se vingará dos ingratos e escravos do demônio.

Meu Filho manifestará Seu poder! Paris, esta cidade manchada por todo tipo de crimes, perecerá. Marselha será destruída em pouco tempo. Quando estas coisas acontecerem, a desordem será completa na terra, o mundo será deixado às suas ímpias paixões.

O Papa será perseguido de todos os lados, atirarão nele e desejarão matá-lo, mas ninguém conseguirá fazê-lo; o Vigário de Cristo triunfará novamente nesse tempo.

Os padres e as religiosas, e os verdadeiros servos de Meu Filho serão perseguidos, e muitos morrerão pela fé em Jesus Cristo.

Nesse tempo haverá fome.

Depois que tudo isto acontecer, muitos reconhecerão a mão de Deus sobre eles, então se converterão e farão penitência por seus pecados.

Um grande rei subirá ao trono, e reinará por poucos anos. A religião florescerá novamente e se espalhará por todo mundo, e haverá grande abundância. O mundo, satisfeito por nada faltar, cairá novamente em suas desordens, esquecendo-se de Deus e entregando-se às suas paixões criminosas.

[Entre] os ministros de Deus e as esposas de Jesus Cristo, haverá alguns que se perderão, e isso será o mais terrível.

Por fim, o inferno reinará na terra. Será então que o Anticristo nascerá de uma freira, mas ai dela! Muitos acreditarão nele, porque ele alegará vir do céu. Ai daqueles que crerem nele!

Esse tempo não está distante, não passarão duas vezes 50 anos.

Minha filha, não contarás o que acabo de te dizer. (Não dirás a ninguém, se disseres algum dia, não digas do que se trata), não dirás mais nada até que eu te diga para fazê-lo!

Rogo a Nosso Santo Padre o Papa que me dê sua santa bênção.
Mélanie Mathieu, pastora de La Salette, Grenoble, 6 de julho de 1851.
J.M.J.+

Fontes consultadas:

La Salette Missionaries, Province of Mary, Mother of the Americas – The Story – https://www.lasalette.org/about-la-salette/apparition.html

The Miracle Hunter – Marian Apparitions – La Salettehttp://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/approved_apparitions/lasalette/